Formação de Professores e Mediadores Culturais e Oficina de Cinema, Cinema Cem Anos de Juventude em parceria com Os Filhos de Lumière, associação cultural que desenvolve projectos na área da educação para o cinema em Portugal.
As escolas por terem ao seu alcance um grande número e uma grande diversidade de crianças e jovens, podem dar a conhecer filmes, que de outro modo as crianças e jovens nunca veriam. É no encontro com esse cinema, que deve ser preparado em conjunto entre o artista/cineasta e o mediador e/ou professor de modo a criar curiosidade e disponibilidade. A formação de professores e mediadores culturais, têm por objectivo a transmissão do cinema, dando a conhecer colecções de filmes, metodologia e ferramentas pedagógicas em plataformas de educação através do Cinema.
A oficina Cinema, Cem anos de Juventude é uma oficina prática onde os alunos realizam um filme, da primeira ideia de argumento à montagem final, ao longo do ano lectivo. Utilizando a metodologia pedagógica do programa Cinema, cent ans de jeunesse de Alain Bergala, durante um ano lectivo, as crianças e jovens debruçam-se sobre uma questão de cinema, visionando filmes e excertos de filmes, realizando exercícios práticos individuais e em pequenos grupos e no final realizam uma curta metragem colectiva.